quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O VIRTUAL  E O REAL

Estamos vivendo um período em que dois mundos se confundem: O virtual e o real. Muitas pessoas especialmente jovens, adolescentes e crianças , dedicam horas do seu dia no mundo virtual.
Por falta de alguém que lhes oriente ou lhes faça companhia no mundo real , buscam suprir essa carência na internet. Batem longos papos ...virtual . Olhos nos olhos? Não . Talvez nem se conheçam.
Trocam abraços apertados , mas não sentem o calor humano . Enviam fotos... virtuais. Sem perfume , sem textura , sem graça. É um mundo atraente , porque oferecem uma grande variedade de opções e exige esforço minimo. Nesse mundo gastam horas e horas sem percebe que o tempo passou. Sentam-se confortavelmente diante de um microcomputador e viajam pelo ,mundo ...sem sair de casa.  Não é preciso enfrentar problemas no trânsito , nem pagam passagem , nem sofrer com a chuva , com o calor ou o frio.
 Muitos entram pelas portas desse fascinante mundo virtual em plena luz do sol e só se dão conta que já raiou um novo dia quando o sono avisa que a madrugada chegou.
 Nesse mundo em que amigos imaginários se encontram , pouco importa a realidade de uns dos outros . Eles não se conhecem  ou se conhecem pouco , mas trocam inúmeras informações , nem sempre verdadeiras , pois isso não têm tanta importância.  Vivem intensamente esse mundo ,onde a imaginação têm assas...
 Onde se pode fazer o que se deseja sem que ninguém saiba.  Conectar-se com os mais variados assuntos e obter prazeres imaginários. Poderíamos até dizer que pra alguns esse mundo virtual é mais fascinante que a realidade . Mas será que o uso desmedido desse recurso não está nós tornando insensíveis , falsos ,/viciados , promíscuos? 
Será que não estamos nevegando em águas sombrias e perigosas?  A internet é um avanço importante para facilitar nossa vida e abrir novas portas de ccomunicação e integração entre  pessoas.
 No entanto não surgiu para que fechemos a porta do  mundo real . Não surgiu para que evitemos o contato físico com nossos familiares , nossos vizinhos e amigos .
O mundo  virtual , por mais atraente que seja , não tem calor , nem perfume , não tem a vibração da natureza , nem o brilho do sol. É um mundo onde tudo é válido, mas nem tudo é verdade. Sem o contato pessoal não se pode perceber o apoio num sorriso , a compaixão num olhar , o calor de um aperto de mão , nem a docilidade de gesto de ternura. Quem se isola no mundo virtual acaba percebendo a sensibilidade e desenvolvendo a indiferença diante dos acontecimentos reais.
 A internet surgiu para abrir novas possibilidade em nossa vida e não para que nos isolemos em casa , fugindo da realidade para viver da imaginação.  Nossa caixa de mensagem pode estar abarrotada de beijos , abraços , bom dia e boa noite , feliz aniversário e outras felicidades ...virtuais . Isso tudo pode ser deletado com apenas um clique ou com um defeito qualquer na máquina. Mas quando um abraço aproxima dois corações e uma voz deseja um bom dia com convicção os registros ficam gravados na alma , onde nada, nem ninguém pode apagar.
 Por todas essas razões ,abra as portas e as janelas para que o sol penetre em sua vida. Note os vizinhos ... Eles podem estar precisando de alguém que lhes diga olá! Tenha um bom dia! Ouça o choro ou a gargalhada de seus irmãos , eles são reais e não estão no mesmo lar que você por acaso , não se tranque em seu mundo virtual .
Sinta o perfume das flores...
 Ouça o canto dos pássaros...
 Ande na área e deixe a espuma das ondas tocar seu pés...  Vivendo intensamente o  mundo real , você perceberá que o mundo virtual terá outro significado em sua vida.
 Um significado mais belo e mais abrangente , deixará de ser fim para ser um excelente meio de progresso. 
PENSE NISSO  !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário